Termossifão
A radiação emitida pelo sol penetra no interior do painel solar sendo absorvida pelo fluido que circula na tubagem (fluido solar).

Este fluido fica menos denso e sobe até ao depósito onde, num circuito em serpentina ou em "banho-maria", transfere o calor para a água que está no depósito (AQS) e arrefece, descendo novamente aos painéis solares, fechando assim o ciclo. 

Esta solução tem um funcionamento autónomo, não necessitando de uma bomba auxiliar, tendo por isso uma manutenção mais simples.
Circulação Forçada
O principio é praticamente o mesmo do termossifão, à exceção de que o depósito não fica junto aos painéis. A radiação emitida pelo sol penetra no interior do painel solar sendo absorvida pelo fluido solar que circula na tubagem.

Desta vez o fluído vai circular com ajuda de uma bomba visto que o depósito fica mais longe dos painéis. O fluido circula no interior do acumulador onde, num circuito em serpentina, transfere o calor para a água que está no depósito (AQS) e arrefece, sendo depois enviado novamente para os painéis.
Solar Térmico
Termossifão
Circulação Forçada
clique na imagem para ver pdf
clique na imagem para ver pdf
Utilize a maior fonte de energia (o sol) para aquecer a água de sua casa de forma gratuita.